4 dicas essenciais para criar o seu cartão de visitas e ter sucesso
- Luan Fazio
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O cartão de visitas é uma das mais tradicionais ferramentas de marketing, sendo usado por grande parte dos segmentos de mercado.
Trata-se de um pequeno cartão, que contém os principais dados profissionais de uma pessoa (contatos, nome, endereço, e-mail), e pode fazer a grande diferença entre convencer ou não o cliente no momento da compra.
Com a internet, ficou cada vez mais fácil criar um bom cartão de visitas, que não só passe as informações necessárias, mas que também ofereça uma comunicação visual de qualidade. Com essa praticidade, também veio uma exigência maior por parte dos consumidores.
Vou te dar um exemplo prático: você recebeu dois cartões, de profissionais do mesmo segmento. Ambos trazem os principais dados como WhatsApp, e-mail e telefone.
Porém, um deles traz um design confuso e poluído, enquanto o outro oferece um visual mais limpo e profissional. Qual deles você tem mais chance de escolher?
Provavelmente a sua resposta foi o segundo, e é por isso que você deve ter esse cuidado com o seu próprio cartão.
Para te ajudar com essa missão, trouxemos neste guia algumas das principais dicas para criar um cartão de visitas efetivo, bonito e que ajudará com a primeira impressão:
Por que fazer um cartão de visitas?
Listamos aqui alguns dos benefícios que você pode perceber ao investir tempo e dinheiro em um bom cartão de visitas:
– Melhora na primeira impressão do cliente;
– Passa uma percepção mais profissional para o serviço;
– Melhora na visualização das informações;
– Mais chance de negócios fechados;
– Se fizer direito uma vez, não precisará atualizar tão cedo.
Dicas para fazer um cartão de visitas de sucesso:
Agora vamos ao que interessa! Para te ajudar com a missão de fazer um ótimo cartão de visitas, separamos aqui essas 4 dicas essenciais. Confira:
1- Conte com ajuda profissional de qualidade
Assim como você se capacita e se prepara para fazer o seu trabalho com qualidade, a função de criar um bom cartão de visitas também exige um profissional preparado. Assim como em qualquer segmento, existem bons e ruins designers.
Por isso, a dica aqui é pesquisar uma gráfica, ou designer, que não só faça “artes bonitas”, mas também adapte o seu cartão para o seu público.
Afinal, se você é um prestador de serviços, por exemplo, o melhor caminho é adaptar a sua estratégia para agradar mais os seus clientes e imobiliárias.
Algumas boas dicas de locais para encontrar designers freelancers são Workana e 99Designers.
Então, nesse ponto vale sempre dar uma boa pesquisada, e escolher aquele que mais te convenceu da qualidade e atenção aos detalhes, ao invés de apenas escolher o mais barato. Isso vale para a impressão também.
Um material de qualidade faz a diferença na percepção do cliente, caso caiba no seu orçamento.
2 – Informações relevantes
O grande objetivo de entregar um cartão de visitas é com que potenciais clientes ou parceiros de negócios tenham, com mais facilidade, todos os dados importantes sobre você.
Então, por mais óbvio que possa parecer, preste atenção para não deixar nenhuma informação que o consumidor possa achar relevante de fora. Além do nome, telefone e e-mail, é interessante que você tente usar o máximo de espaço possível para facilitar a vida de quem está lendo.
Quer um exemplo? Redes sociais. Hoje é muito comum que pessoas utilizem as mídias sociais como canal principal de comunicação.
Não só o WhatsApp, mas também Facebook, Instagram e Linkedin podem ser divulgados no seu cartão. Isso dará mais uma possibilidade de contato e negócio.
Outros exemplos:
– Website da empresa ou profissional;
– Canal do YouTube;
– Slogan da empresa.
3 – Pense bem no esquema de cores
Um dos pilares da comunicação visual são as cores, e escolher como as usa no seu cartão é importante. Nessa questão, você sempre vai querer ser lembrado, mas sem exagerar na poluição visual.
Se o tom escolhido atrapalha a leitura, então procure outro que facilite a compreensão do que você quer passar.
Naturalmente, se o seu cartão de visitas for desenhado por um profissional qualificado, a chance de selecionar um esquema poluído é menor.
Porém, é sempre bom ter em mente que chamar a atenção não quer dizer exagerar na mistura de cores.
Lembre-se também de escolher o mesmo esquema da sua identidade visual, como logotipo. Isso permitirá que exista um ‘casamento’ entre todos os seus pontos de contato com o cliente.
4 – Use a frente e o verso
Uma maneira de evitar o acúmulo de informações, e portanto, a poluição visual é usar o verso do cartão de visitas. A dica aqui é agrupar as informações importantes em uma das faces, caso queira deixar a outra mais “limpa”.
De um lado, você pode colocar o seu nome, logotipo e principal área de atuação, enquanto no outro, todos os dados de contato, endereço e redes sociais. A divisão fica a seu critério, mas pense sempre em agrupar pensando na legibilidade.
Conclusão
A primeira impressão do cliente com um profissional ou empresa normalmente é a que define o sucesso do negócio.
Muitas vezes, esse processo começa com um simples cartão de visitas. Mesmo se tratando de um método antigo, e já tradicional, ele ainda é efetivo na aquisição de clientes.
Por isso, como mencionamos aqui neste artigo, ter um cuidado especial com a forma que você se divulga é essencial.
Isso não quer dizer gastar um caminhão de dinheiro em uma elaborada estratégia, e sim ter em mente as dicas trazidas aqui para fazer o melhor com os recursos disponíveis.
Leia também o guia sobre marketing digital para prestadores de serviços e agregue ainda mais aos seus conhecimentos!