5 dicas de gestão empresarial para prestadores de serviço
- Luan Fazio
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Uma boa gestão empresarial para negócios de prestação de serviços é um desafio inesperado para muitos empresários.
Mais do que simplesmente executar o serviço com qualidade, o negócio deve se organizar em todos os setores, desde o financeiro até a comunicação com o cliente.
Sem isso, você estará perdendo oportunidades de vendas para empresas organizadas, e bem gerenciadas.
Então, para te ajudar a otimizar a gestão empresarial da sua empresa de serviços, conheça as 5 dicas importantíssimas para ter sucesso na estratégia. No artigo você aprenderá:
– O que define a gestão empresarial?
– Como fazer a gestão empresarial para negócios de prestação de serviços?
– A importância do planejamento;
– Fortalecer o relacionamento com seus clientes;
– Delegue suas funções;
– Valorize a sua equipe!;
O que define a gestão empresarial?
A gestão empresarial pode ser definida como um conjunto de estratégias e ações feitas com a finalidade de conduzir o negócio à uma melhora nos resultados.
Para o seu sucesso, esse esforço deve envolver todos os recursos (e áreas) de uma empresa como:
– Financeiro (capital);
– Recursos humanos (colaboradores, clientes e parceiros);
– Estrutural (equipamentos, espaços, ferramentas, etc…);
– Comunicação em geral (marketing, atendimento ao cliente);
De forma resumida, a gestão empresarial prevê a organização dos processos e rotina de uma empresa (independente do seu tamanho), para que ocorra o crescimento seguro e estável.
Em outras palavras, te ajudar a ganhar mais dinheiro!
Essas estratégias também pretendem aumentar a produtividade do time, além da fidelização maior dos clientes, resultado de um serviço de mais qualidade.
Para dar certo, todos os setores devem estar alinhados e funcionando em harmonia.
Mesmo em empresas individuais, em que o empreendedor normalmente é quem controla a maioria das ações, a gestão empresarial é essencial inclusive para oferecer mais segurança. Sem ela, a chance de erros é maior, o que também resultará em perdas importantes.
Como fazer a gestão empresarial para negócios de prestação de serviços?
Agora que você já sabe o que define a gestão empresarial, o próximo passo é entender quais são as medidas que você já pode implantar no seu negócio.
Listamos a seguir as 5 dicas essenciais para você começar a melhorar os processos do seu negócio:
1- Planejamento é tudo!
Antes de qualquer tipo de ação, você deve criar um planejamento estratégico.
Esse é um ponto que deverá ser implantado na cultura do seu negócio de prestação de serviço, mesmo que você tenha poucos funcionários (ou nenhum).
Entenda quais são as suas necessidades, obrigações e rotinas. Em seguida, escolha um local para registrar as ações que deve fazer, juntamente com seus prazos, objetivos e responsáveis por cada etapa
Esse processo deve sempre levar em conta todos os dados disponíveis como seus fornecedores, consumidores e compromissos (futuros e passados).
Quando o planejamento se tornar algo natural, a organização do seu negócio deve melhorar. As chances de deixar o cliente na mão por perdas de prazo, por exemplo, também cairão.
2 – Acompanhe os resultados
Na sua situação atual, você tem um bom controle dos seus resultados? Você estabelece metas, e acompanha os dados que definem o sucesso dos seus serviços?
Se as respostas forem não, o próximo passo é começar a traçar metas realistas para as principais áreas do seu negócio.
Também é importante ter o registro de todas as informações que trazem algum efeito na operação: desde o financeiro, até o tempo gasto em cada serviço e a satisfação do seu cliente.
3 – Fortaleça o relacionamento com seus clientes
Fidelizar clientes é um dos grandes desafios de qualquer negócio. Quando se fala de negócios de prestação de serviços, isso é ainda mais importante pois resulta em recomendações e negócios frequentes.
Para buscar esse bom relacionamento, a dica aqui é procurar conhecer bem o seu público, entendendo suas necessidades, dificuldades e desejos. Entenda como você pode fazer o seu serviço agradá-lo, além da própria execução do serviço.
Isso permitirá que você faça um atendimento personalizado de qualidade, o que diferencia o seu serviço da concorrência. Como resultado, a chance de ele lembrar de você em um momento futuro, ou te indicar para um amigo também aumentará.
Quer saber mais? Leia o artigo com os 5 hábitos que podem estar afastando seus clientes.
4- Delegue funções
Quando se fala de micro e pequenas empresas, é comum vermos situações em que o dono realiza quase todas as funções, desde a execução de serviços até o controle financeiro e atendimento ao cliente.
Mas vamos ser honestos: é impossível abraçar o mundo! Ou seja, ninguém consegue atender todas as necessidades, de todas as áreas, ao mesmo tempo.
Enquanto é possível sim atender mais de um setor, mas, naturalmente, a sua atenção será dividida, o que impactará diretamente na qualidade do seu serviço.
Então: delegue funções! Veja se o seu orçamento permite a contratação de alguém para te ajudar com essas tarefas específicas. Temos certeza que você e seus clientes verão os resultados.
5 – Valorize sua equipe!
Se você já possui uma equipe consolidada, e que te ajuda com as demandas do dia a dia, a dica essencial para manter o negócio funcionando com qualidade é valorizar esse time.
Além da remuneração adequada (que é essencial), invista também no crescimento profissional daqueles que fazem a sua empresa funcional com cursos, treinamentos e especializações.
Isso resultará diretamente na melhora de todas as áreas do seu negócio, e um maior valor agregado aos seus serviços.
Conclusão
Agora que você já sabe da importância de investir na gestão empresarial para o seu negócio, é importante conhecer mais sobre cada um desses pontos.
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