Persona para imobiliárias: o que é e por que criar
- Luan Fazio
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Sua imobiliária já criou a persona do seu cliente? Caso a resposta seja não, saiba que seu negócio pode estar perdendo tempo e dinheiro focando suas estratégias de marketing para o público errado.
Mas pode ficar tranquilo(a), neste artigo vamos te explicar tudo que precisa saber para entender o que é esse conceito. Neste guia você irá aprender:
– O que é uma persona?
– Qual a diferença entre público-alvo e persona?
– Por que você deve criar uma persona para sua imobiliária?
O que é persona?
A Persona, como o nome indica, é um tipo de personificação do seu cliente ideal. Ou seja, uma representação fictícia, baseada em informações verdadeiras que visa representar as características gerais de quem o seu produto atinge, ou deve atingir.
Isso inclui dados como características demográficas, comportamentos, dores, desejos, interesses, objetivos de vida e muito mais.
Para adquirir essas respostas, a imobiliária pode usar da sua base de clientes atuais, e usar de pesquisas, entrevistas e conversas para traçar as características comuns entre os seus melhores clientes.
Neste ponto, é importante conversar tanto com os clientes satisfeitos, quanto os insatisfeitos. A missão aqui é o aprendizado, e por isso, nenhuma visão pode ficar de fora.
No fim do processo, quando todos os dados estiverem documentados e centralizados, a empresa poderá então estabelecer as Personas do seu público, e adaptar suas estratégias de acordo.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Um erro muito comum é achar que a persona é o mesmo conceito do seu público-alvo.
De forma resumida, o público-alvo pretende entender para qual parcela da sociedade o seu produto (no caso imóveis) é mais indicado.
Como já explicamos acima, a Persona busca entender qual é o seu cliente ideal, trazendo informações mais específicas e humanizadas.
Quer um exemplo?
– Persona: João Victor tem 35 anos, é formado em administração e possui sua própria empresa. João é casado e tem um filho pequeno. Por isso, tem como grande missão a independência financeira, permitindo delegar suas funções para passar mais tempo com a família. João Victor não quer mais gastar com aluguel, e procura uma casa própria.
– Público-alvo: Homens e mulheres, de 30 a 45 anos, casados e com filhos, empreendedores, que buscam comprar imóveis e possuam uma renda superior a R$7.000.
Enquanto pode parecer bobagem focar em informações tão específicas, estabelecer uma persona faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital.
Por isso, é importante que a sua imobiliária foque nos conceitos, para garantir que está cobrindo o máximo de possibilidades possíveis.
Por que as personas são importantes para imobiliárias?
Os principais negócios do setor já entenderam a importância de investir no Marketing Imobiliário. E para isso, também é imprescindível a criação de estratégias de marketing digital, sempre pensando em usar de todas as ferramentas possíveis para conseguir mais clientes.
E é aí que entram as Personas! Será por meio dessas informações que você poderá garantir que sua mensagem (e seus produtos) cheguem nas pessoas certas.
Seja pela criação de conteúdo nas redes sociais ou blogs, esses dados te darão uma visão melhor das necessidades do cliente.
Do contrário, você poderá acabar perdendo recursos e tempo falando com quem não irá fazer negócio.
Dito isso, listamos a seguir algumas das principais vantagens na criação das personas para o seu negócio imobiliário:
– Ajuda a definir o tom de voz do conteúdo:
– Determina quais temas e tipos de conteúdo você deve abordar;
– Direcionar melhor suas estratégias de marketing;
– Ajuda a entender quais são os melhores canais para investir.
Conclusão
Criar a persona do seu cliente é muito importante para ter sucesso nas estratégias de marketing, como vimos neste artigo.
Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante que o seu negócio imobiliário busque todas as formas possíveis para ter sucesso, e o marketing digital é um ótimo caminho.
Caso queira também saber como efetivamente criar a sua persona, a Rock Content, pioneira no assunto de marketing digital criou um guia completo com o passo a passo.
Quer saber mais sobre como sua imobiliária pode usar a tecnologia ao seu favor?
Leia também o nosso artigo abordando as imobiliárias digitais, e entenda de uma vez por todas como seu negócio pode se digitalizar e sair na frente da competição.