Transformação digital no mercado imobiliário: entenda como você pode implantar no seu negócio!
- Luan Fazio
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Você considera que a sua imobiliária está acompanhando as tendências tecnológicas do mercado? Seus colaboradores e corretores estão apresentando o máximo da produtividade possível, sem perder tempo com processos manuais e repetitivos?
Caso a resposta destas perguntas seja ‘não’, talvez seja o momento de você começar a considerar a opção de digitalizar os processos e serviços da sua imobiliária.
Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi da importância da tecnologia em facilitar grandes partes da nossa vida. Desde fazer compras online, até a mudança de uma empresa inteira para home office, nossa rotina teve de ser adaptada.
Para o mercado imobiliário isso não é diferente e, neste artigo, vamos te mostrar a importância de investir tempo e recursos na digitalização do seu negócio. No futuro, essa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Vamos lá:
O que é a transformação digital?
O processo de transformação digital envolve muito mais do que simplesmente digitalizar as atividades da empresa, visando a disponibilização dos serviços de forma online.
Enquanto isso, com certeza, faz parte da definição, a ideia principal desse conceito é usar da tecnologia para melhorar diversos aspectos de um negócio.
Isso inclui maneiras de otimizar a experiência do seu cliente, digitalizar processos da rotina dos colaboradores e até direcionar as decisões, sempre baseadas em dados.
Em uma sociedade cada vez mais entrelaçada com a internet, é natural que os consumidores busquem mais formas de facilitar a própria vida, e portanto, resolver o máximo possível do próprio celular, por exemplo.
Para uma empresa, isso deve ser visto como um novo caminho de oportunidades de negócio, principalmente pela quebra das barreiras físicas e territoriais.
O que a minha imobiliária tem a ver com a transformação digital?
O mercado imobiliário é tradicionalmente conservador com seus processos. Em grande parte das imobiliárias do país, ainda é comum que os negócios exijam que o corretor esteja presencialmente nos locais para o fechamento de uma venda.
Além disso, quando se fala da organização e registro de informações, muitos desses estabelecimentos ainda usam exclusivamente planilhas e cadernos. Isso aumenta o tempo gasto com a inserção manual dos dados, além do risco maior de erros.
Dito isso, um movimento que cresce cada vez mais no mercado é o da digitalização dos serviços.
Recentemente, não param de aparecer grandes cases de imobiliárias digitais que fazem sucesso, como a Terraz, por exemplo.
E isso não é à toa. Como já mencionamos acima, os clientes valorizam muito soluções que facilitem a sua vida com poucos cliques, e ainda ofereçam inovações. Porém, não quer dizer que o corretor estará sendo deixado de lado.
No próprio aplicativo ainda é possível entrar em contato com um profissional, e agendar a visita presencial, caso seja necessária.
Então, em resumo, e voltando à pergunta inicial: o que a minha imobiliária tem a ver com a transformação digital?
A resposta é simples: tudo. Se você quer se manter atualizado, e acompanhando as tendências do mercado, será então necessário que exista uma adaptação às novidades.
Se você, no seu site, já oferecer formas de facilitar a vida do cliente, seja por meio dos agendamentos, contatos ou pagamentos, já é um grande progresso.
Para a gestão de processos, a dica é procurar softwares especializados na gestão empresarial imobiliária, como ERPs e CRMs, por exemplo.
Mas pode ficar tranquilo(a), a seguir vamos te dar algumas dicas de tendências sobre como começar a digitalizar seus serviços e processos, para então conseguir ainda mais sucesso:
4 dicas para digitalizar a sua imobiliária
1 – Inclua tecnologias na rotina do seu time
Como já foi dito no ponto acima, perder tempo com a atualização manual de dados, sempre dependendo de planilhas para o registro pode ser um grande problema de produtividade.
Por isso, a dica é buscar possíveis gargalos na sua operação, normalmente causados pelo tempo gasto com processos manuais. Em seguida, buscar ferramentas digitais que resolvam essas questões, e centralizem o gerenciamento do negócio em um só local.
Hoje já existem diversos tipos de plataformas especializadas no setor imobiliário que atendem áreas como: marketing, gestão empresarial, CRM, seguro, crédito e muito mais.
2 – Contratos digitais
Seguindo no fluxo da última dica, uma ótima maneira de facilitar a sua vida, e do seu cliente é por meio dos contratos online.
Trata-se de um processo ágil que permite o envio e assinatura do contrato por e-mail ou WhatsApp, sem a necessidade das partes estarem presentes fisicamente.
3 – Usar da realidade aumentada
Assim como no QuintoAndar, outra maneira de agregar tecnologia à experiência do seu cliente é por meio de tours virtuais.
Com aplicativos especializados em realidade aumentada, sua imobiliária pode oferecer uma visão 360º do imóvel, permitindo que o cliente conheça o local sem realmente precisar comparecer presencialmente.
4 – Aprovação de crédito online
Quem trabalha na área sabe que o processo de análise e aprovação de crédito pode ser muito burocrático e demorado. Porém, atualmente já existem diversas tecnologias que evitam a necessidade de gastar tempo com essa questão.
Com essas ferramentas, o profissional só precisa enviar fotos de todos os documentos para a empresa, e em pouco tempo já receber a aprovação.
Conclusão
Qualquer negócio que queira se manter atualizado com as tendências do mercado deve ter como prioridade a busca pela digitalização dos serviços e processos.
Para o mercado imobiliário, como vimos neste artigo, isso não é diferente. Qualquer imobiliária pode fazer algum tipo de mudança, usando a tecnologia, para melhorar os seus processos e/ou a vida do seu cliente.
E para isso, não deixe de conferir também as opções da Refera, quando o assunto é a digitalização do processo de contratação de prestadores de serviços e manutenção.
Pense nisso como um investimento, que em um futuro próximo pode te trazer diversos frutos. Caso queira saber mais, leia também o nosso artigo sobre os benefícios de trabalhar com a Refera.